Boas vindas a todos!!!!

Bom pessoal, aqui está o meu blog. É um blog, talvez um dia chegue a ser um blog maior ou talvez um blogão, ou talvez ainda um Big Blog, kkk

Então, podem ficar a vontade, ele é um registro, mas não deixa de ser uma concretização, algo querido e que portanto tem a finalidade de deixar todos os frequentadores a vontade para deixar registrados informação, meio de contato, expressão, diversão, etc. Usem, mas não abusem mais do que devem e felicidade a todos, divirtam-se ...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Clima/solo/planta

Até onde é vantajoso produzir?


Antes de iniciar o cultivo, o agricultor já conta com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático e, se quiser pleitear um financiamento da lavoura, tem que trabalhar de acordo com esse zoneamento. Essa ferramenta tecnológica indica o melhor período para se plantar cada espécie vegetal (não todas, mas as principais espécies cultivadas) em cada município do Brasil, conforme a análise histórica do comportamento do clima e em função do solo.


Portanto, o ser humano tem inteligência suficiente para escolher as melhores regiões e época para plantar muitas das espécies vegetais cultivadas, e ainda, busca através de tecnologias diversas, ampliar as possibilidades.


Não existem espécies vegetais que se adaptem satisfatoriamente a todos os climas de nosso planeta (e isso parece ser bem entendido), de forma que o cultivo da maioria das plantas não são objeto de estudo em climas desérticos, muito frios e em grandes altitudes por exemplo, pois dificilmente seria viável.


Por consequência, a criação de animais herbívoros deveria ter uma distribuição semelhante, mas não é o que ocorre. Frequentemente vejo reportagens sobre a produção de carne por países europeus, alguns bem ao norte, Rússia, Canadá... Claro que é possível produzir, ainda mais com a tecnologia existente hoje, usando sistemas de aquecimento, estufas, etc., mas e a viabilidade, além do custo de produção, será que não há opções melhores?

2 comentários:

Lili disse...

Fiquei feliz ao ver você postando novamente!
Como é bom ler palavras de alguém tão inteligente e que escreve tão bem!
Continue escrevendo! Adorei ler!
Beijocas!

Marcos Sanches disse...

Eu não entendo como é a pecuária no Canadá pois nunca realmente estudei a fundo, mas acredito que existem raças que não dão muita bola pro frio (acho que não usam estufa) e/ou usam o sistema intensivo de produção; no inverno pelo menos a alimentação tem que ser suplementada por isso eles sempre plantam feno/sei lá o que no verão.
COm certeza a capacidade de producação do Canadá não é igual a do Brasil, mas o governo aqui provavelmente subsidia a pecuária, cobrindo parte dos custos e além disso não deve ser caro comprar milho e essas coisas do Brasil para alimentar o gado e tal. Assim a carne daqui sai tão barata quanto a do Brasil. COm isso países como o Canada e US ainda exploram países como o Brasil, seja comprando materia prima barata, seja não deixando a carne brasileira entrar aqui a não ser que vendam muito barato. Mas diz-se que com a falta do petróleo , importar alimentos ficará mais caro e produzir alimentos ficara mais caro e então as coisas vão mudar...