Amostras de carne de mercados de produtos comestíveis revelaram a existência de bactéria estafilococos (Staphylococcus aureus) resistente a antibióticos. O estudo incluiu 80 marcas de carne disponíveis em 26 mercados nas cidades de Los Angeles, Chicago, Fort Lauderdale (Flórida), Flagstaff (Arizona) e na capital Washington DC (publicação recente na revista “Clinical Infectious Diseases”).
Embora a bactéria possa causar doenças e infecte anualmente milhões de pessoas no país (chegando a matar centenas delas), a regulamentação sanitária americana não abrange esta bactéria, o que pode contribuir para sua maior ocorrência e dispersão em alimentos pelo país.
O estudo detectou a existência de bactérias resistentes a antibióticos, sendo encontradas dentro da carne. Tudo indica que o motivo não seja a manipulação, mas sim o uso incorreto de antibióticos na produção dos alimentos de origem animal, o que é preocupante e exige atenção.
Os profissionais encarregados do estudo informaram que as bactérias podem resistir a 3 ou mais antibióticos, que são os remédios que temos para tratar infecções provocadas por esses agentes, mas os danos a saúde do consumidor não foram avaliados.
Fonte: Pecuária.com.br e Carnetec
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Por coincidência depois de amanhã eu estou indo para Fort Laurdedale... vou ver se não como carne...rs.
Eu acho que a bacteria resistente é o menor dos problemas pois a gente cozinha a carne e acaba cozinhando a bacteria também. Mas os próprios antibioticos que estão nas carnes que a gente come e sabe-se lá o que eles podem causar na gente... Dizem que a carne de frango é pior que a de gado, principalmente para esses lados aqui...
MS
Sim, é isso ai, e também a questão de que com o tempo surgirão doentes devido a estas bactérias resistentes, e quando forem tomar antibióticos para se curar, estes não farão efeito, pois as bactérias já desenvolveram resistência.
Postar um comentário