Para regulamentar o setor sustentável, estão disponíveis no mercado algumas certificações como o selo norte-americano Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), o britânico Breeam (BRE Environmental Assessment Method) e o brasileiro Aqua (Alta Qualidade Ambiental). São selos que medem e pontuam parâmetros de sustentabilidade em diversas áreas de uma construção.
Prédios do futuro
Novas tecnologias possibilitam a execução de projetos que prezam pelo aproveitamento da luz natural, melhor gestão de água, coleta seletiva de lixo e economia de ar condicionado (um dos grandes vilões do aquecimento global).
O primeiro prédio da América Latina a receber o mais alto nível de certificação Leed, o selo Platinum foi oEldorado Business Tower, em São Paulo. Ele economiza 1/3 no consumo de água potável e 100% na irrigação, além de reduzir o consumo de energia em 18%.
Cidades do futuro
Os engenheiros mais ambiciosos projetam cidades inteiramente sustentáveis, que vão gerar menor impacto ambiental e promover o desenvolvimento sustentável mesclado à vida urbana.
A cidade de Masdar, nos Emirados Árabes, está projetada para estar pronta em 2016 e não ter produção de carbono e lixo. Terá um investimento de US$ 13 bilhões e capacidade para mais de 47 mil habitantes.
O projeto investe na utilização de transportes públicos, geração de energia através de recursos renováveis e abastecimento de água feito por meio de coleta fluvial e dessalinização.
Bairros
Visando melhorar a qualidade de vida da comunidade, cidades como Portland, nos Estados Unidos, incentivam a construção de bairros nos quais o cidadão trabalha, estuda, mora e tem atividades de lazer em um mesmo local. E o melhor: tudo isso se locomovendo a pé, o que ajuda cortar as emissões de carbono provenientes do transporte.
No Brasil, esta iniciativa acontece na cidade de Pedra Branca, na Grande Florianópolis. A cidade estimula a caminhada e bicicletas como meios de locomoção. Além disso, preza por desenvolver o senso de cidadania sustentável, na qual cada um desempenha um papel fundamental no bem estar da comunidade.
Casa verde
Mas não é preciso gastar uma fortuna para se ter uma casa mais ecológica. Sustentabilidade é mais uma forma de pensar do que a adoção de práticas isoladas.
Troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, sistema de captação da água da chuva e uso da energia solar são algumas das muitas soluções existentes e que vem surgindo e melhorando a cada dia.
Segue uma foto do edifício Eldorado Business Tower, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário