
Pesquisadores americanos da Administração Oceanográfica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) sugerem que luzes fortes de cidades podem estar piorando a poluição do ar.
O estudo indica que a claridade que é jogada para o céu interfere com reações químicas. Essas reações normalmente ajudam a limpar o ar da fumaça dos carros e fábricas durante a noite.
A faxina pela Luz
O óxido de nitrogênio que aparece principalmente em camadas de ar mais altas e apenas durante a noite, pois é destruído pela luz do sol, pode reduzir a poluição através da quebra de moléculas de gases existentes no ar poluído.
As luzes são 10 mil vezes mais fracas do que o Sol, mas o efeito ainda é significativo. "Nossos primeiros resultados indicam que as luzes podem desacelerar a limpeza noturna em até 7% e elas também podem aumentar em até 5% os (elementos) químicos iniciais para poluição por ozônio no dia seguinte", afirmou Harald Stark, do NOAA.
Entre as soluções são citados o uso de luzes vermelhas e manter as luzes apontadas para o chão, que tem menor efeito sobre o óxido de nitrogênio.
Um comentário:
Interessante, mesmo as coisas que nem estamos pensando estão ajudando a poluir o mundo (ou atrapalhando despoluir).
Esse vai ser difícil de resolver hein... e além de desacelerar a limpeza as luzes noturnas também gastam energia e portanto contribuem para aumentar a poluição a´través do aumento da demanda por energia.
Postar um comentário